domingo, 12 de abril de 2009

ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOA REALIZAM SEMINÁRIOS

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio realizam seminários sobre o Modernismo em Portugal, Pré-Modernismo no Brasil, Semana de 22: O marco do Modernismo, Primeira fase do Modernismo, Segunda fase do Modernismo: prosa, Segunda fase do Modernismo: poesia, Pós-Modernismo: prosa e Pós-Modernismo: poesia.

O Modernismo no Brasil

A Semana de Arte Moderna (1922) é considerada o marco inicial do Modernismo brasileiro.

A Semana ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com participação de artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O evento contou com apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música. O Grupo dos Cinco, integrado pelas pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti e pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, liderou o movimento que contou com a participação de dezenas de intelectuais e artistas, como Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, entre muitos outros.

Os modernistas ridicularizavam o parnasianismo, movimento artístico em voga na época que cultivava uma poesia formal. Propunham uma renovação radical na linguagem e nos formatos, marcando a ruptura definitiva com a arte tradicional. Cansados da mesmice na arte brasileira e empolgados com inovações que conheceram em suas viagens à Europa, os artistas romperam as regras preestabelecidas na cultura.

Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda européia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros.
Os participantes da Semana de 1922 causaram enorme polêmica na época. Sua influência sobre as artes atravessou todo o século XX e pode ser entendida até hoje.

A primeira fase do Modernismo

O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. a primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e idéias modernistas.

Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.

Várias obras, grupos, movimentos, revistas e manifestos ganharam o cenário intelectual brasileiro, numa investigação profunda e por vezes radical de novos conteúdos e de novas formas de expressão.
Entre os fatos mais importantes, destacam-se a publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das idéias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, o Verde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.

Esses movimentos representavam duas tendências ideológicas distintas, duas formas diferentes de expressar o nacionalismo.

O movimento Pau-Brasil defendia a criação de uma poesia primitivista, construída com base na revisão crítica de nosso passado histórico e cultural e na aceitação e valorização das riquezas e contrastes da realidade e da cultura brasileiras.

A Antropofagia, a exemplo dos rituais antropofágicos dos índios brasileiros, nos quais eles devoram seus inimigos para lhes extrair força, Oswald propõe a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem com isso perder nossa identidade cultural.

Em oposição a essas tendências, os movimentos Verde-Amarelismo e Anta, defendiam um nacionalismo ufanista, com evidente inclinação para o nazifascismo.
Dentre os muitos escritores que fizeram parte da primeira geração do Modernismo destacamos Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti del Picchia, Raul Bopp, Ronald de Carvalho e Guilherme de Almeida.

sábado, 4 de abril de 2009

3º ANO REALIZA PRODUÇÕES TEXTUAIS UTILIZANDO REVISTAS

Iniciamos os trabalhos do 3º ano expondo um pouco sobre os gêneros textuais. Os alunos se organizaram e pesquisaram em diversas revistas alguns gêneros textuais conhecidos, entre eles o editorial e a carta ao leitor. Vejam as fotos das observações:











O aluno José Héricles Saraiva da Silva viaja a Brasília para a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente

No dia 02 de abril, o delegado escolhido na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente (nível municipal) o aluno do 6º ano José Héricles Saraiva da Silva, viajou acompanhado do Professor de Língua Portuguesa Pedro Alves da Silva para o encontro preparatório com todos os 25 delegados representantes do estado da Paraíba em João Pessoa/PB. No encontro foram realizadas oficinas com intuito de orientar os delegados em relação o que aconteceria em Brasília/DF. O aluno José Héricles Saraiva da Silva representou muito bem a E.M.E.F.M. Plácido Francisco Saraiva Leão, discutindo junto aos seus futuros amigos os anseios e sonhos de uma nova escola comprometida com o meio ambiente. José Héricles Saraiva da Silva embarcou às 5h10 no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, João Pessoa/PB, acompanharam seu embarque o Professor de Língua Portuguesa Pedro Alves da Silva, a Secretária Municipal de Educação Ana Lúcia de Oliveira e a mãe do aluno. Observem as fotos da oficina e do embarque.