domingo, 26 de abril de 2009

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ!!!

Os professores juntamente com todos os funcionários da escola promoverão no dia 28 de abril uma panfletagem na cidade de São José. O objetivo desta panfletagem é a orientação da comunidade em relação aos cuidados da água, as soluções para o lixo e o combate à Dengue. Para isso, foi elaborado um panfleto e um adesivo para serem distribuídos e colados aos moradores e residências, respectivamente. O panfleto tratará da orientação relatada acima.

Cidadania: Promovendo qualidade de Vida

O que é cidadania?

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam.

Ser voluntário!

Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade.


CUIDE DA SUA ÁGUA!!!
DICAS PRECIOSAS:

· Jamais jogue lixos (papel, plastico, comida, etc.) em rios, riachos, lagoas, mar ou no chão, isso diminui a poluição nas águas, é claro).

· Ao escovar os dentes ou lavar as maõs não deixe a torneira aberta. Você estará economizando 16.425 litros de água por ano!
· Tome banhos rápidos, não fique embaixo d'água enrolando. Convém saber que, em média, um chuveiro gasta 70 litros de água em apenas 5 minutos ou seja, em média, 25.550 litros por um ano!

· Quando fôr lavar a louça, tente primeiro ensaboar tudo, para depois abrir a torneira.
· Lavar o carro com a mangueira aberta envolve o uso de aproximadamente 600 litros de água, enquanto que lavá-lo com o balde, 60 litros são gastos.

· Lave, raramente, as calçadas de sua casa, isto gera muita economia.

Tempo de decomposição de materiais usualmente jogados nos rios, nos lagos e no mar:- Papel - de 3 a 6 meses- Pano - de 6 meses a 1 ano- Filtro de cigarro - 5 anos- Chiclete - 5 anos- Madeira pintada - 13 anos- Nylon - mais de 30 anos- Plástico - mais de 100 anos- Metal - mais de 100 anos- Borracha - tempo indeterminado- Vidro - 1 milhão de anos.

SOLUÇÕES PARA O LIXO:

· Evite sacolas plásticas de lojas ou supermercados;
· Sempre que possível, evite produtos descartáveis;
· Não jogue lixo na rua;
· Não jogue no lixo roupas, brinquedos antigos, utensilios de casa ou sapatos, doe para alguém;
· Economize energia;
· Participe de associações de bairro e de movimentos ecológicos para ajudar e pressionar o governo em todas as questões ligadas à proteção do meio ambiente.
Dengue: Que bicho é esse?

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ele é escuro, com listras brancas, menor que um pernilongo. Tem por hábito picar durante o dia e se desenvolve em água PARADA e LIMPA.

· Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida.
· Esvazie as garrafas sem uso;
· Todo material descartável que acumula água deve ser jogado no lixo;
· Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados
· Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados;
· Troque diariamente a água de bebedouros de animais. Leve bem o recipiente com uma escova ou bucha;
· Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.;
Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras, broméias, etc. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha embarcar conosco neste mundo de descobertas!!!
Fique a vontade e deixe seu comentário!!!