domingo, 15 de junho de 2008

ATENÇÃO VESTIBULANDO!!!

UFCG divulga obras literárias para os vestibulares 2009 e 2010
Terça, 18 de Março de 2008 13h30

O presidente da Comissão de Processo Vestibulares (Comprov) da UFCG, Marcos Gama, a preocupação da universidade em diminuir as distâncias para se chegar às suas salas de aula.
Para isso, já se encontra disponível na página eletrônica da instituição a listagem das obras literárias para os vestibulares 2009 e 2010.
Obras de Sérgio de Castro Pinto, Lima Barreto, Machado de Assis e Mario Quintana, entre outras, fazem parte das indicações que têm por objetivo, segundo a Comprov, estudar elementos teóricos e histórico-culturais que iluminem a interpretação dos textos. “Levando o candidato a pensar o texto literário em sua integralidade, evitando tê-los fragmentados como em livros didáticos e apostilas”.

Vestibular 2009
1ª e 2ª séries

1. O cerco da memória – Sérgio de Castro Pinto (Ed. .Da UFPB)
2. Uma vida em segredo – Autran Dourado (Ed. Rocco)
3. Os bruzundangas – Lima Barreto (Há várias edições)
4. Poesia lírica indianista – Gonçalves Dias (Editora Ática)
5 Bom crioulo – Adolfo Caminha (Ed. Ática)
6. Fuga do Hospício e outras crônicas - Machado de Assis (Editora Ática)
3ª Série
1. O santo e a porca – Ariano Suassuna; (Editora José Olympio)
2. Boca do Inferno – Ana Miranda; (Ed. Companhia das Letras)
3. Terra de Santa Cruz – Adélia Prado (Ed. Record)

Vestibular 2010
1ª e 2ª séries
1. Esconderijos do tempo – Mario Quintana (Ed. Globo)
2. Os bruzundangas – Lima Barreto (Há várias edições)
3. Contos brasileiro (Coleção Para gostar de ler, vol 8, Ática)
5. Bom crioulo – Adolfo Caminha - Adolfo Caminha (Ed. Ática)
4. O Judas em Sábado de Aleluia - Martins Pena (Há várias edições)
6. Melhores Poemas de Cruz e Sousa – (Ed. Global)
3ª Série
1. Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri - (Civilização brasileira)
2. Boca do Inferno – Ana Miranda; (Ed. Companhia das Letras)
3. Terra de Santa Cruz – Adélia Prado (Ed. Record).

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Comissão Permanente do Vestibular – Comvest
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VESTIBULAR 2009
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
RELAÇÃO DE LIVROS PARA O VESTIBULAR

1) MELO, José Camelo de. O Romance do Pavão Misterioso. (CORDEL)
2) REZENDE, Maria Valéria. O Vôo da Guará Vermelha. Editora Objetiva
3) MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina. Editora Nova Fronteira
4) POMPÉIA, Raul. O Ateneu. Editora Moderna

Campina Grande, 10/04/2008.
Eliana Maia Vieira
PRESIDENTE

Calendário do Processo Seletivo Seriado 2009 DA UFPB
AGOSTO / 2008
06 a 24 Inscrições.
25 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).
NOVEMBRO / 2008
23 Provas do PSS 1 – Para inscritos apenas ao PSS 1, ao conjunto de provas dos PSS 1 e 2 ou ao conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3.
24 Provas do PSS 2 – Para inscritos apenas ao PSS 2, ao conjunto de provas dos PSS 1 e 2 ou ao conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3.
DEZEMBRO / 2008
21 Provas do PSS 3
22 Provas do PSS 3
REFORMULAÇÃO DOS PROGRAMAS DO PSS DA UFPB PARA 2010
LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA BRASILEIRA
Considerações gerais

Os programas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira elencam conteúdos que visam atender a essas propostas curriculares, buscando estabelecer uma relação cada vez maior com o Ensino Médio, ratificando as novas concepções de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.
No processo de ensino de Língua Portuguesa, passa-se a privilegiar o uso e o funcionamento da linguagem, enfocando, assim, seu caráter enunciativo, contemplando as condições de produção dos textos, como: o contexto, os interlocutores, os gêneros textuais/discursivos, os recursos utilizados para afirmar o dito/escrito, os significados sociais, a função social, os valores e o ponto de vista que determinam formas de dizer/escrever. Considera-se, assim, que a língua não se esgota na compreensão de sua estrutura, uma vez que remete à exterioridade, funcionando, sobretudo, como lugar de interação social. Dentro dessa postura metodológica, os textos aparecem como unidade de ensino, enquanto materialização da língua, como formas sócio-historicamente estabilizadas, denominadas de gêneros textuais/discursivos, cujos conceitos contribuem para um trabalho efetivo com a língua e a literatura, tanto no que diz respeito a suas estabilidades quanto as suas instabilidades, provocadas pelas coerções do uso nas diversas atividades humanas em diferentes momentos históricos.
No ensino de Literatura, visa-se ao cumprimento do Inciso III do Art. 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, que se refere a um dos objetivos de serem alcançados no Ensino Médio, ou seja, "aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico". Nesse sentido, deve-se privilegiar o contato direto do aprendiz com obras de diferentes gêneros e épocas literárias, prática que objetiva motivar o leitor a discutir diferentes aspectos que o contato com o texto suscite, permitindo refletir sobre questões estéticas, políticas, sociais e pessoais que possam estar nela representadas. Nessa perspectiva, o ensino de Literatura se volta para a formação de leitores de obras literárias, mais eficientes, mais críticos e mais criativos.
Com base nessas novas concepções de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, os programas do PSS da UFPB elegem, assim, conteúdos que exigem dos candidatos competências e capacidades no uso da linguagem enquanto receptores e produtores de diversos gêneros textuais/discursivos, no âmbito tanto da comunicação literária como da não-literária.

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